sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mobilização Social pela Educação (MSE)

Santa Luzia já tem  o Comitê de Mobilização Social pela 

Qualidade da Educação

 O que é a Mobilização


É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.
Lançado em maio de 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância. Tais fundamentos são sintetizados na educação como direito e dever das famílias:
  • direito de todos os brasileiros, e de cada um, a aprender;
  • a educação tem de ser vista como um direito e um dever das famílias, tendo em vista que:
    a) todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos e cada um de seus alunos. As famílias podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.
    b) todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos;
    c) todas as famílias e responsáveis têm o dever de se aproximar da escola;
    d) as escolas devem aceitar e incentivar essa aproximação.
Neste sentido, o Plano de Mobilização é uma orientação e um incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo Diálogo com os públicos de interesse sobre a importância da educação. Por meio desta iniciativa deve ser despertada a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e, do mesmo modo, a respeito do papel de cada um como protagonista dessa agenda que deve envolver amigos, vizinhos, parentes e membros de associação de moradores, entre outros sujeitos.
Tão relevante quanto o diálogo é a Promoção de atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. Com esse intuito, devem ser realizados trabalhos voluntários que aproximem escola e comunidade, campanhas de conscientização e convites aos membros da comunidade para integração às ações voluntárias da mobilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário