terça-feira, 1 de outubro de 2013

II FOESPE

Discurso do Pedagogo

     Desejo que a experiência do FOESPE dissemine em nosso município um profícuo debate, e que as experiências surgidas deste trabalho se materializem na vida de cada escola, transformando a cada um de nós para o desenvolvimento de ações numa escola pluralista, inclusiva, aberta e renovada em todos os sentidos que favoreça o exercício de políticas públicas e ações afirmativas para alunos especiais, negros, LGBT, um desafio que convoca a todos.
     Com uma vida toda repleta de trabalho e dedicação intensa junto à educação, percebo que a equipe extraordinária do magistério de Santa Luzia-PB vem caminhando para construir convergência e consolidação dos esforços, realizando na parcerias com outros setores, trabalhos que projetam a educação enquanto um desafio a ser abraçado por todos.

     Faz-se necessário destacar o registro das valiosas iniciativas e contribuições de parceiros como o Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo Municipal, a ONG's de Santa Luzia, as Secretarias Municipais especialmente: Promoção Humana, Saúde, áreas essenciais do Governo Municipal, Universidades Públicas e Faculdades Particulares de nossa região, ao Governo do Estado que financia o Pacto Social e especialmente ao Governo Federal.
      Enalteço o diálogo permanente que toda a equipe da secretaria tem mantido com a categoria do magistério, alunato, famílias e segmentos da comunidade, seja em reuniões com representantes das Escolas, dos Conselhos e do Sindicato, espaços preciosos para o fortalecimento da gestão democrática e participativa.
     A própria experiência do FOESPE traz para a inovação do povo de Santa Luzia, nossa querida e amada cidade a disseminação de práticas inovadoras envolvendo simultaneamente a Educação Infantil (Creche Rui de Figueirêdo Morais), os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com destaque para o Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Ano a ser trabalhado pelos profissionais engajados no PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa até os 08 anos de idade), Anos Finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano com trabalhos interdisciplinares e políticas transversais, a própria formação e reunião em serviço dos gestores, técnicos, motoristas e apoiadores da escola, é um exemplo da devoção ao trabalho e da construção coletiva da cidadania em todo nosso município.
     Interessante destacar que o FOESPE tem como objetivo primordial a pretensão de construir um aluno cidadão e a escola inovadora. O grande desafio é harmonizar as práticas da gestão e os horários de trabalho pedagógico coletivo, visando a melhoria e aumento dos padrões de qualidade do ensino; assim como, não perder o foco no objetivo central de nossa ação a aprendizagem do aluno, a promoção do estudo como porta larga para o horizonte da vida de todos.

     O debate para a elaboração de novos ideais, a reflexão para análise da prática, os intercâmbios profissionais e escolares para acompanhar as novidades da área educacional e, sobretudo sistematizar o registro de temas e problemas a serem enfrentados por todos nós, é um desafio que instiga a ação e reflexão docente.
     Cada escola está chamada a expandir suas potencialidades pedagógicas para selecionar informações  e transforma-las em conhecimentos, estimular o respeito aos direitos humanos, desenvolvendo ao máximo  potencial e as capacidades de cada pessoa, garantindo efetivamente o exercício da convivência na diversidade, posicionando a vida em primeiro lugar, independente de quaisquer adversidades.
     A escola pública, está convocada a se reinventar, a empreender, a inovar, a não apenas nos métodos e processos, mas em toda a sua estrutura, no clima escolar e especialmente no cumprimento transformador do seu papel.
     É preciso abrir mais a consciência e a visão de cada educador  para que possa se atualizar, pois novas demandas sociais são frequentemente apresentadas as escolas, com referencias e resultados. Cada professor(a) deve atualiza-se de acordo com as cultura, a política, a economia.
     A escola pública, para cumprir realmente a função social de educar para a cidadania, para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento humano deve cumprir o que está garantido no Artigo 205 da Constituição Federal de 1988.
Neste sentido, toda escola pública é capaz de articular melhor o seu cotidiano, antevendo em tempo, os projetos e políticas pedagógicas que colaborem para a transformação da realidade de cada um.
Texto: Nelson Xandoca

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