quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Para Refletir!



A janela pela qual o futuro entra no mundo
 

Jovens de todo o mundo circulam pelo Rio de Janeiro. Trazem na bagagem sonhos e angústias. Falam línguas distintas. Pertencem a grupos diversos. São motivados por diferentes formações e informações. E representam um pouco do muito que o Papa Francisco tem proclamado ao povo, por todo canto: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”.
Essa frase, dita no primeiro pronunciamento de Francisco em solo brasileiro, reflete sua certeza de que a Igreja pode ser um importante canal para a união das forças vivas dos governos e da sociedade em prol do jovem. Do jovem que precisa de formação, de emprego, de chances para que seja protagonista de sua história. Do jovem que precisa de um tema para viver, lembrando o príncipe dos poetas, Paulo Bomfim.
Ainda no avião, o Papa falou de sua preocupação com uma geração de jovens desempregados que têm os talentos desperdiçados por falta de oportunidades para manifestá-los.
Andar nestes dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pelas ruas do Rio de Janeiro, é sentir a beleza e o entusiasmo vivo desses jovens. Há, por todo canto, rodas de moças e moços cantando, rezando, sorrindo, namorando. Uma juventude que tem a consciência de que a violência, as drogas, os exageros acabam por fechar essa janela de futuro a que são vocacionados. Quantas vidas desperdiçadas em acidentes que interrompem o caminho! Uma arma de fogo, um racha, um acidente provocado por embriaguez, uma seringa com substâncias tóxicas. Tudo que vai contra a vida e contra a liberdade é rechaçado por essa geração que “bota fé” no futuro.
Que a JMJ persista, despertando responsabilidade para que cuidemos da janela de garantia do futuro. E para que cuidemos desses jovens plenos de possibilidades, mas carentes de formação.
É a atualidade do que escreveu São Paulo a Timóteo, jovem cheio de coragem que anunciava o amor de Deus: “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis”. Esse é o sonho do Papa. É o nosso sonho.

Por Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 26/7/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário